
ESCOLA PARA A TRANSIÇÃO
A Christe faz parte da Rede de Transição e do Movimento da Transição, que é o movimento social baseado nos princípios da permacultura aplicados a uma comunidade. Foi idealizado pelo professor Rob Hopkins, preocupado com a dependência de combustível e alimentação industrializada, percebendo que o cenário de mudança climática e escassez de petróleo só iria piorar com o tempo.
Hopkins começou construindo um plano de mudança em 2005, em Kinsale, na Irlanda. Mudou-se depois para Totnes, em Devon na Inglaterra. Hoje já são mais de uma centena cidades, bairros e até ilhas em todos os continentes que se conectaram a esse projeto global.
12 passos para a Transição
Para orientar cidades interessadas em aderir, Hopkins organizou "Os 12 passos para a Transição" e apresentou-os no seu livro "The Transition Hand Book". São eles:
1 - Formar grupos na sociedade para discutir possíveis ações para diminuir o consumo de energia na sociedade.
Preparar a sociedade em geral para falar das consequências do fim da era do petróleo barato e sobre aquecimento global. Isso para chamar a atenção das pessoas sobre esses temas, do pico do petróleo e da mudança climática, e assim levá-las a começar a pensar em soluções para uma redução da pegada de carbono e um incremento da autossustentabilidade. Daí ser relevante abordar vários assuntos que se refletem com eles, tais como: a importação de alimentos, o transporte, a energia, a educação, a moeda local e o urbanismo.
2 - Identificar possíveis alianças e construir redes de contato, na internet e fora dela;
3 - Incorporar ideias de outras organizações e iniciativas já existentes.
4 - Organizar o lançamento do movimento. Isso pode ocorrer entre seis meses e um ano após o passo número um.
5 - Formar subgrupos de trabalho que vão olhar para suas regiões específicas e imaginar como a sociedade pode se tornar autossuficiente e capaz de suportar choques externos, como a falta do petróleo.
6 - Fazer eventos em espaços abertos.
7 - Realizar atividades que requerem ação benéfica para a comunidade.
8 - Recuperar hábitos perdidos como fazer encontros comunitários, cozinhar, fazer jardinagem, cultivar hortas e andar a pé ou de bicicleta.
9 - Construir bom relacionamento com governo local, cultivar uma relação positiva e produtiva com as autoridades locais;
10 - Escutar e relacionar-se com os mais velhos.
11 - Não manipular o processo de transição para essa ou aquela tendência.
12 - Criar um plano de ação para reduzir o consumo de energia da cidade.
As aulas acontecem uma vez por semana na Casa Christe, na Barra da Tijuca. Há também períodos de imersão de conhecimentos e vivências. Matricule-se em uma turma pelo agendamento prévio no curso desejado:
( ) Ecologia e Espiritualidade
( ) Economia Circular e Sustentabilidade
( ) Ecojardinagem e Horta Doméstica
Para agendar ligue (21) 99797-7120.




