Meditação, Mente Plena e Saúde Integral

 

Meditação & Saúde

 

Existem dezenas de pesquisas realizadas em universidade do mundo que comprovam os efeitos e os benefícios da meditação.

A Comunidade Christe mantém a tradição de 30 anos no Caminho da meditação.

Estudos realizados na Harvard Medical School, revelam que durante a prática da meditação, a mente, o cérebro e o corpo entram em estado de repouso duas vezes mais profundo do que o descanso produzido pelo sono. Centenas de pesquisas em universidades de todo o mundo confirmam o descanso profundo durante a prática de mindfulness.

A paz e o descanso profundos que advém da meditação ativam o poder de cura no interior de nossos corpos. Relaxamento significa liberação de tensões acumuladas. A meditação complementa a forma natural de remoção das tensões acumuladas, que originalmente acontece durante o sono.

 

Contudo, hoje, a qualidade do sono das pessoas é ruim e insuficiente. Dormimos pouco e mal. Não descansamos profundamente. Assim, como o sono hoje não é perfeitamente profundo, o suficiente para dissolver tensões e energias pesadas que estão na profundidade, as técnicas da meditação recebidas na Comunidade Christe promoverá esse descanso corporal, mental e espiritual.

 

O estresse perturba o funcionamento normal do cérebro, causando, entre outras coisas, uma diminuição na produção do “hormônio da alegria,” a serotonina. A falta de serotonina influencia não só o nosso sentimento de felicidade, como também está associada a enxaquecas, distúrbios do sono, ansiedade, explosões de raiva, doença de Alzheimer, distúrbios, vícios e muitos outros. É possível produzir artificialmente a serotonina (como os antidepressivos fazem), mas isso só trata os sintomas e não o fator gerador do problema em si mesmo.

 

A prática da meditação ativa a capacidade de cura do corpo, de modo que o cérebro passa a funcionar normalmente. O resultado? Um aumento natural na produção de serotonina durante a prática da meditaçãoe, consequentemente, durante o resto do dia.

DESENVOLVIMENTO CEREBRAL

A meditação produz um efeito curativo sobre a nossa saúde, o nosso bem-estar, a nossa autoestima e as nossas relações, e também influencia o nosso desenvolvimento cerebral, Mesmo no caso de pessoas afetadas ou adultas, cujos cérebros já estão desenvolvidos, a meditação gera o desenvolvimento da capacidade e das atividades cerebrais.

Atualmente, com o desenvolvimento da neurociência e dos exames de imagem do cérebro, é possível analisar o funcionamento das diferentes partes do cérebro e calcular matematicamente o grau de semelhança ou coerência das ondas cerebrais e das diferentes partes do cérebro. Na prática da meditação, os exames comprovam uma grande coerência do funcionamento cerebral, que significa que as diferentes partes do cérebro funcionam juntas como um todo, em perfeito equilíbrio. Mostram também o funcionamento de partes que estavas inativas e novas construções e modificação do cérebro.

A meditação promove ainda a experiência de Unidade. A reconstrução do todo da vida e o sentido existencial. Desde crianças somos programados para separar a realidade, aprendendo tudo separado como matemática diferente de história e história diferente de biologia. Separamos razão e emoção e espiritualidade. Fragmentamos a mente e desconectamos os lados esquerdo e direito do cérebro. Isso gera uma mente fragmentada, incapaz de lidar com a realidade. Uma mente de conflito e incompreensão. Durante a meditação, em níveis mais adiantados, acontece uma forma de reintegração da realidade do todo cerebral. Aumenta ao máximo durante a prática da meditação as conexões cerebrais. Quanto mais o cérebro experimenta essas conexões e suas coerências, mais experimenta o funcionamento ideal. O desdobramento disso é uma inteligência mais poderosa, mais criatividade, mais estabilidade emocional, melhores reflexos e mais pensamentos éticos e compassivos

A meditação também lida com a ansiedade, muitas vezes relacionada a tensões profundamente enraizadas no psiquismo humano. Ela atua poderosamente sobre os estresses que não estão ao alcance das operações racionais da mente. A meditação mergulha a mente numa dimensão mais profunda, ativando o poder do corpo e da mente de curar-se das mais profundas tensões.  A ansiedade e o medo desaparecem já nas primeiras semanas da prática meditativa.

A metodologia Christe da Formação em Mindfulness / Meditação:

 

Preparação: formação teórica acerca dos conhecimentos, práticas, benefícios e estilos de meditação em diversas tradições meditativas. O olhar e os resultados das pesquisas da Neurociência com relação à prática da meditação. A meditação dentro da visão christe: meditação, teoria sistêmica e complexidade.

 

Instrução: Formação prática com um dos mestres ou instrutores de meditação da Comunidade Christe dentro da visão sistêmica. Prática e aperfeiçoamento com transmissão dos conhecimentos da ciência da meditação; 

 

Meditação: Prática da meditação nos espaços disponibilizados pela Comunidade Christe. Transferência dos aúdios de meditação semana a semana e acesso ao Mindfulness Studio e ao Mosteiro Christe. Supervisão para consolidação da prática meditativa.

 

Transformação: Medição, controle, supervisão, reorientação e transmissão de técnicas adiantadas para a transformação mental, cerebral e a reorientação de hábitos, estilos e da vida.