Contemplação

DIREÇÃO GERAL

A Comunidade Christe foi idealizada e fundada em 2015 para propagar os ideais da Ecologia Integral e da Espiritualidade Ecológica com vistas a um mundo de maior justiça ambiental, humana e social.

 

Seu fundador, o professor André Botelho, é terapeuta e educador há 28 anos. Possui pós-graduação em Filosofia e Psicanálise pela USU, Ciências da Religião pela Metodista, Economia pela UFRJ e Psicologia pela PUC RS. É ainda mestre e doutor em Ciências Humanas pela PUC RIO tendo desenvolvido pesquisas envolvendo ciência, ecologia e espiritualidade. Atualmente cursa pós-doutorado em Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO) sob a orientação do professor Celso Sanches.

É apaixonado pelo ser humano, pela natureza e pelas causas sociais. Percorreu um longo caminho ao lado de muitos mestres. Há 32 anos pratica meditação (a sabedoria universal). Estudou o Movimento Autêntico (Jannet Adler) e Meditação em Movimento com os mestres sufis Naqshibbandis. Foi ministro metodista durante 26 anos, concomitantemente foi professor no Bennett e nas Universidades Metodistas. Lecionou na pós-graduação da PUC RIO e da UERJ. Foi diretor de instituições que trabalham com causas sociais e humanitárias.

Mantém diálogo com várias tradições espirituais e culturais. Atualmente, dedica-se ao macroecumenismo e ao diálogo interreligioso, além das atividades de Educação Ambiental Crítica. É estudioso e propagador da obra e vida de Thomas Merton e dos Swamis Abhishiktânanda (Dom Henri Le Saux) e Swami Dayananda (Dom Bede Griffiths) e suas linhagens espirituais: Sri Sivananda Saraswati, Sri Chidananda Saraswati, Sri Aurobindo e a Mãe, Sri Ramana Mararshi, H. W. L. Poonja, Sri Gnananada Giri. Estuda ainda o pensamento científico e místico de Pierre Teilhard de Chardin e a ecoespiritualidade de Thomas Berry.

Ao assumir voluntariamente a direção geral da Comunidade Christe, passou a coordenar seus projetos educacionais e socioambientais. Passou, também, a dar iniciação espiritual para alunos de meditação que desejam viver uma espiritualidade comprometida com a transformação do mundo. Aos finais de semana, promove passeios-incursões ecológicos no Santuário Ambiental, experiências de meditação e yoga, contemplação em contato com a Natureza.

Seu objetivo principal é que a Christe, além da sua vocação de ser um espaço de aprendizagem, convivência e celebração ecumênica no Rio de Janeiro, mantenha-se aberta como comunidade para conscientizar e acolher pessoas de todos os lugares que estejam conectadas com os desafios políticos, ecológicos e espirituais do planeta.