Carta Ecumênica

 

 

Rio de Janeiro, Quaresma de 2015.

 

Amados irmãos e irmãs, Graça e Paz da parte de Jesus Cristo.

 

“Que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim e eu em ti; que também eles sejam um em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste” [Oração Sacerdotal de Jesus Cristo no Evangelho de João 17.21]

 

O motivo dessa carta é compartilhar um chamado de Deus para nossas vidas: a unidade e a reconciliação dos cristãos.

Em sua oração sacerdotal descrita acima, Jesus conclamou a unidade dos cristãos. Para todas as pessoas de bom senso, não há dúvida que a divisão entre os cristãos é um escândalo para o mundo já dividido. É inaceitável, em pleno século XXI, que cristãos permaneçam separados por questões teológicas dando testemunho de divisão e desamor. As singularidades são a beleza da liberdade e jamais podem servir como pretexto para a ruptura da Igreja. Cristo nos uniu. O Amor deve ser o vínculo da paz e da reconciliação.

 

O Papa Francisco lembrou que durante a História, os cristãos estiveram muitas vezes divididos. Afirmou: "Também estamos divididos agora, temos inclusive feito guerras entre nós por divisões teológicas. Mas isto não é cristão". Em recente pregação do Evangelho, revelou que "os pecados contra a unidade não são apenas as heresias ou os cismas, mas também sentimentos que alimentamos em nossas comunidades, como: invejas, ciúmes, preconceitos e antipatias. Isto é humano, mas não é cristão". Concluiu: “A divisão é um dos pecados mais graves numa comunidade cristã, porque a torna sinal, não da obra de Deus, mas da obra do mal".

 

O Reverendo Martin Luther King Jr. liderou movimentos sociais contra a escravidão e o preconceito. Também denunciou vigorosamente a divisão entre cristãos, enquanto faltava-lhes o compromisso com a promoção da dignidade humana. Todos conhecem e assistiram as terríveis guerras entre católicos e protestantes na Irlanda.

 

Jesus rogou ao Pai Celeste pela Unidade Cristã. Essa unidade santa é dom que vem do alto e que o Espírito Santo realiza em nós. Isto acontece quando todos, marcados pelo mesmo batismo e pela mesma fé em Deus, nos unimos aos pés do Cristo para adorá-Lo como Salvador da Vida. Não devemos resistir à obra do Espírito Divino: precisamos orar e meditar juntos na Verdade!

 

A oração e a meditação são a alma da espiritualidade ecumênica. Esta prática é o caminho de mudança do coração. Ela cura e reconcilia aqueles que sentem a dolorosa ferida da divisão no Corpo de Cristo e torna-os sinal do amor de Deus em um mundo carente de fé.

 

A própria Escritura Sagrada dos cristãos testemunha a unidade da Igreja no primeiro século do movimento cristão, afirmando que: "Eles eram assíduos ao ensinamento dos apóstolos e à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações. O temor de Deus se apoderava de todo mundo: muitos prodígios e sinais se realizavam pelos apóstolos. Todos os que abraçavam a fé estavam unidos e tudo partilhavam." Atos 2.42ss - Tradução Ecumênica da Bíblia (TEB).

 

Diante desta carência de Amor no mundo o nosso chamado é o de proporcionar o humilde encontro da oração e da meditação cristãs.

 

A espiritualidade relevante para o mundo de hoje só tem sentido se for ecumênica: que aproveita uma “santidade” se se está rompido com o irmão e não dá testemunho de comunhão? De que vale uma fé em que amamos a Deus a quem não vemos, e odiamos os irmãos que Deus nos deu a amar e conviver? Quando somos irmãos, oramos, meditamos e contemplamos juntos, o céu está entre nós!

 

A Comunidade Christe existe, também, para responder a este chamado. Mensalmente, reúne cristãos de várias igrejas e tradições cristãs e irmãs (inter-religioso) para encontros da espiritualidade ecumênica: orar, meditar e louvar-contemplar juntos a Presença de Deus. A comunidade se reúne também em grupos nos vários lugares onde existe anseio por reconciliação, comunhão e unidade.

 

 “O ecumenismo é um chamado que pede a todos uma conversão ao mais essencial e ao mais profundo de nós mesmos.”(Teólogo Yves Congar).

 

Convidamos você também a viver esta espiritualidade ecumênica.

 

Assim, através do óleo do Espírito que recebemos de Jesus, podemos curar as feridas da divisão, promover a reconciliação, e viver a unidade entre todos os cristãos, cristãs e irmãos fraternos que amam a Deus em espírito e em verdade. Como orou o Frei Raniero Cantalamessa, precisamos aceitar como irmãos todos aqueles que o Senhor aceitou como filhos”. 

 

Vamos adiante! Somos Igreja do Senhor!

Reverendo André Botelho

Entre em contato:

Escritório / Secretaria

+55 21    3547-7677

+55 21 9 9797-7129

Diretoria

+55 21 9 9797-7120

Gerência 

+55 21 9 9797-7129

 

Encontre-nos:
COMUNIDADE CHRISTE / CHRISTE ORGANIZATION:

Email: contato@comunidadechriste.org

 

SANTUÁRIO AMBIENTAL:

Caminho do Nogueira, 1000. LTM 50751. Vargem Pequena - Rio de Janeiro - RJ.  CEP. 22.743-000. 

casa christe e ONG CHRISTE socioambiental:

Rua José Eiras Pinheiro, 127 - E. Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ. CEP. 22.793-002.

Email: comunidadechriste@gmail.com / E-mail: contato@christeambiental.eco.br

Todos os Direitos Reservados Comunidade Christe © 2019